Ads 468x60px

13 outubro 2011

Presos fazem três reféns durante rebelião em cadeia de Esperança, PB

Presos da Cadeia Pública de Esperança, no Agreste paraibano, iniciaram uma rebelião às 19h da quarta-feira (12) e não cessaram os protestos até as 7h desta quinta (13). Três detentos foram feitos reféns por colegas de celas e outros dois foram feridos. De acordo com o capitão Tavares, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que conduz as negociações, os manifestantes anunciaram que só libertam os reféns com a chegada de um juiz de execuções penais e de um promotor.
Ainda conforme o capitão, os presos reivindicam melhorias na infraestrutura da cadeia, revisão de penas e atendimento médico adequado. Eles também reclamam da superlotação. A cadeia que deveria abrigar apenas 20 presos comporta 50 atualmente.
Apesar das exigências, a rebelião teve início durante uma briga envolvendo oito detentos dentro de uma cela. Segundo o policial militar, dois agentes penitenciários faziam uma revista nas celas quando um grupo se desentendeu. Seis presos teriam ferido outros dois, um com golpes de espeto artesanal e outro espancado. Além deles, três foram feitos reféns.
Desde o início da rebelião, às 19h, a direção da cadeia pública tem o apoio do grupo de Choque e do Gate. Na tentativa de conter os protestos, os policiais interromperam o fornecimento de água e retiraram aparelhos de TV e ventiladores das celas. "Os ânimos se acalmaram, mas ainda estamos em estado de alerta", informou o capitão Tavares ao G1.
Um dos presos feridos foi atendido ainda na cela e permanece na cadeia. O outro está internado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande sob custódia policial. Ele foi espancado e sofreu várias fraturas pelo corpo, inclusive na face. Seu estado de saúde é considerado regular.

Da Redação com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário