Ads 468x60px

03 fevereiro 2014

Em Fortaleza, Leo Gadelha busca recursos para cultura de Sousa



O deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB) se reúne na tarde desta segunda-feira, 3 de fevereiro, com a direção do Banco do Nordeste em Fortaleza para pleitear que a instituição mantenha os investimentos no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) de Sousa, no sertão paraibano. O prefeito de Sousa, André Gadelha, também participa da reunião, acompanhado do vereador Lafayette Pires e representantes da comunidade cultural de Sousa.

“Estamos visitando a direção do BNB em Fortaleza logo no início do ano para assegurar que não sejam reduzidos os recursos. Mais do que isso, iremos pleitear também, dentro do possível, que o banco incremente a alocação de dinheiro”, afirmou Leo Gadelha, vice-líder do Partido Social Cristão na Câmara dos Deputados.

O deputado do PSC, pré-candidato ao governo da Paraíba, disse compreender  que o BNB tem como função precípua obter lucro. “Mas ele pode e deve auxiliar o processo de desenvolvimento do Nordeste e ao mesmo tempo auferir lucro”, disse o parlamentar.

“As manifestações culturais são o que existe de mais genuíno no que diz respeito à identidade de um povo, e no Nordeste isso não é diferente. Nós precisamos preservar nossa identidade regional, e o melhor caminho para isso é reforçar os centros culturais, não diminuindo sua força, mas, pelo contrário, replicando, intensificando a alocação de dinheiro para isso.”

Desde o início de 2013, avalia o deputado federal, a comunidade e a cena cultural de Sousa tem detectado uma “desidratação dos recursos” para a cultura. “O Centro Cultural tem oferecido menos espetáculos, menos oficinas, menos exposições e há sinais que isso vai se intensificar em 2014. Nós precisamos evitar que isso aconteça. A cidade de Sousa tem um potencial muito grande nessa área”, disse.


Cultura e Turismo
O Centro Cultural BNB celebrou sua instalação em Sousa quando Leo Gadelha era vice-prefeito da cidade, no início da década passada. “Tive a honra de, na condição de prefeito interino, ter assinado o contrato que celebrava a instalação do centro cultural.” Desde então, o fortalecimento da cultura como forma de gerar desenvolvimento tem sido uma das prioridades do parlamentar paraibano.

“Além do Centro Cultural Banco do Nordeste, nós estamos investindo nesse ano de 2014 na construção do primeiro CEU, Centro de Artes e Esportes Unificados do Ministério da Cultura. Digo nosso porque é uma execução da Prefeitura de Sousa, com recursos provenientes de uma emenda minha, de R$ 2,5 milhões”, explicou Gadelha.

“A intenção é criar um pólo de atração turística voltado para o turista que tem interesse cultural. Além dos centros culturais, temos a Fazenda Acauã, no município de Aparecida, que também está recebendo recursos meus para a construção do Museu Armorial da Civilização do Couro. E temos em Sousa o Parque Arqueológico do Vale dos Dinossauros, o local onde há a incidência de pegadas mais nítidas do mundo.”


Com a Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário