Ads 468x60px

23 maio 2013

Bancários paralisam por 24 horas agências do Itaú e Santander em João Pessoa

  Nesta quinta-feira, 23 de maio, os bancários vão paralisar por 24 horas as atividades das agências Duque de Caxias e Banco 30 Horas, do Itaú, e a agência do Santander na Rua Duque de Caxias, no centro de João Pessoa, em protesto contra o horário estendido do Itaú e as práticas antissindicais do Santander.

No Itaú, o protesto dos bancários se dá por conta da implantação do horário estendido em diversas agências, que tem sobrecarregado os funcionários, com conseqüências diretas no emprego, jornada, organização de trabalho e principalmente na qualidade de vida dos trabalhadores. Esse projeto, implantado de forma unilateral e sem transparência, fragiliza a segurança de bancários e clientes.

“Não somos contra a ampliação do atendimento nas agências. Temos uma reivindicação antiga para ampliar o horário das 9h às 17h, com dois turnos de trabalho e mais contratações de bancários, a fim de atender melhor os clientes e a população. Entretanto, tem de haver o respeito aos direitos dos trabalhadores”, afirmou Carlos Henrique Barão (Gaúcho), diretor do Sindicato e funcionário do Itaú.

No Santander, os bancários protestam contra as práticas antissindicais, sobretudo no Brasil, onde o Banco entrou com várias ações judiciais em São Paulo contra a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), sindicatos, federações e associações de funcionários, exigindo indenizações por danos morais, em razão das manifestações dos bancários contra as demissões e a falta de funcionários nas agências.

“O banco espanhol faz demissões em massa no Brasil, sem nenhum motivo, e ainda se dá ao luxo de recorrer à via judicial para tentar desmobilizar os trabalhadores bancários que estão no seu direito de exigir a manutenção dos seus empregos”, desabafou Genário Lima, dirigente sindical do Santander.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário